Como resolver o problema de Rejeicao 486 NFE para emissores do estado da Bahia

Explica como resolver o problema 486 - Não informado o Grupo de Autorização para UF que exige a identificação do Escritório de Contabilidade na Nota Fiscal

Como resolver o problema de Rejeicao 486 NFE para emissores do estado da Bahia

No estado da Bahia, poderá ocorrer uma rejeição ao se transmitir uma NFe, cujo retorno da sefaz é:

Rejeicao: Não informado o Grupo de Autorização para UF que exige a identificação do Escritório de Contabilidade na Nota Fiscal - Caso não possua informar o CNPJ da SEFAZ Bahia 13.937.073/0001-56

Isso ocorre porque não informado o Grupo de Autorização para UF que exige a identificação do Escritório de Contabilidade na Nota Fiscal.

Para resolver o erro, é necessário obter o CNPJ ou o CPF do contador da empresa.

Caso não possuir estes documentos, poderá informar então o cnpj da SEFAZ CNPJ da SEFAZ (13.937.073/0001-56) no Grupo de Autorização.

- Acesse a tela de configuração em CONFIGURAÇÕES --> CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA.
- Clique na aba "DETALHES DA LOJA"
- Informe o CNPJ no campo "CNPJ AUTORIZAÇÃO NFE" e clique em SALVAR
- Tente transmitir a Nota Fiscal novamente.



Poderá ocorrer a verificação do CNPJ pela SEFAZ do estado, conforme regras da SEFAZ Bahia:

O Estado da Bahia irá exigir o preenchimento da dados de identificação do Escritório de Contabilidade, CNPJ ou CPF, nas NF-e emitidas por seus contribuintes, dados estes conforme informação no cadastro da SEFAZ. Caso a empresa não possua um contrato com esse profissional ou Escritório deverá informar o CNPJ da SEFAZ (13.937.073/0001-56) no Grupo de Autorização.

Segue detalhamento:

Não informado o Grupo de Autorização para obter o XML, para a UF que exige a identificação do Escritório de Contabilidade na Nota Fiscal, conforme legislação estadual.
Rejeição: Não Informado o Grupo de Autorização para UF que exige a identificação do Escritório de Contabilidade na Nota Fiscal


Verificar se o CNPJ/CPF Informado na primeira ocorrência do Grupo de Autorização corresponde a um Escritório de Contabilidade cadastrado na SEFAZ, conforme legislação estadual.
Observação : Regra de Validação opcional a critério da UF.
Facult.
Rejeição : Escritório de Contabilidade não cadastrado na SEFAZ


Para mais informações consultar a Nota Técnica 2015.002, disponível no endereço www.nfe.fazenda.gov.br , Documentos, Notas Técnicas.